Gamespecial Blog

Gamespecial – O que é e qual o objetivo do site?

A Gamespecial ou GS é um site voltado inteiramente para jogos e funciona como um banco de dados de jogos antigos e atuais, com imagens, informações sobre requisitos mínimos e recomendados, e um sistema único que testa de maneira simples se você consegue rodar determinado jogo no seu computador ou não. A Gamespecial existe desde o ano 2000, mas só em 2019 passou a ser um site brasileiro, e agora, estamos focando todos os nossos esforços em produzir conteúdo diariamente e adicionar novos jogos ao site.

Além disso, estamos agora trabalhando com a versão Blog do site, onde iremos postar conteúdos diversos sobre games, reviews, informações de lançamentos, informações sobre Hardware e muito mais!

Como devo usar a Gamespecial e como saber se consigo ou não rodar um jogo?

Utilizar a Gamespecial é muito simples, para começar você deve acessar o site na versão em português clicando aqui.

Após entrar no site, você poderá utilizar o formulário de pesquisa para encontrar o jogo que você deseja, ou utilizar os filtros na parte superior para filtrar pelo estilo de jogo que você quer encontrar. As opções são diversas, dentre Ação, FPS, simulação, entre outros.

Após acessar o jogo desejado, você irá se deparar com algo parecido com a imagem abaixo:

Processador e Placa de Vídeo Gamespecial
Sistema do Gamespecial para buscar processador e placa de vídeo

Agora é simples, basta digitar o nome do seu processador na caixa de pesquisa, e posteriormente a sua placa de vídeo e você encontrará uma lista de opções dentre diferentes processadores e placas de vídeo, após selecionar, caso a caixa fique VERDE é um sinal positivo, o seu hardware roda bem esse jogo (nos requisitos mínimos), caso contrário a caixa ficará VERMELHA indicando que o seu hardware não é o suficiente para rodar o game.

Veja no exemplo abaixo com o jogo Red Dead Redemption 2 que possui requisitos muito elevados.

Selecionar processador gamespecial

Neste caso, escolhi na lista o processador Intel Core i3-8100 @3.60GHz, porém o processador necessário para rodar este game é um i5-2500k @3.30GHz, será que o i3 de oitava geração tem poder computacional o suficiente para se equiparar ao i5 de segunda geração kaby lake? Dê uma olhada abaixo.

Aprovado gamespecial
Teste aprovado para o processador i3-8100 @3.60Ghz

Como você pode ver, o processo foi muito simples, bastou digitar o meu processador (I3-, I5-, I7…) separado pelo hífen (caso necessário). Após digitar “i3” uma lista aparece e você seleciona o seu processador. Neste caso, ufa! Deu tudo certo, meu processador de oitava geração consegue sim se equiparar ao i5 de segunda e eu posso rodar Red Dead Redemption 2 sem problemas técnicos nos requisitos mínimos.

Mas e se eu tivesse um processador i3 de segunda geração, lançado na mesma época que o i5-2500K, será que daria certo da mesma maneira? Vamos dar uma olhada, para trocar o processador, basta clicar em “clique aqui para trocar“.

Reprovado gamespecial
Infelizmente, o processador de segunda geração i3 não foi aprovado

Já era um tanto quanto óbvio saber que o processador i3 da mesma geração que o i5 não conseguiria rodar, mas agora mostramos pra você que o sistema funciona, certo?

A cada ano a Intel lança novas gerações de processadores, com um processamento maior que a geração anterior. O i3 é o mais básico dentre as versões i3 / i5 / i7 e i9.

No entanto, ser o mais básico não significa que ele seja ruim, principalmente a partir da 7ª geração que já conta com um incrível poder de processamento no benchmark de 5779, você pode analisar esses e outros processadores no site da Passmark para conferir seu benchmark de processamento.

FAQ – Perguntas Frequentes feitas por usuários no Gamespecial

Veja abaixo a lista de perguntas frequentes feitas por e-mail ou nos comentários para o Gamespecial e tire suas dúvidas gerais sobre o site, ou deixe a sua pergunta aqui também.

Porque utilizar o Gamespecial em vez de outros sites que têm banco de dados para requisitos mínimos de jogos?

Tratamos a informação dos requisitos mínimos no Gamespecial com muito cuidado. Muitos sites disponibilizam informações incompletas ou até mesmo falsas. Ninguém quer saber que um processador “dual core roda tal jogo”, o que você quer saber é QUAL processador dual core roda o jogo, e porquê.

Além disso, você pode testar no Gamespecial se o seu processador consegue rodar o jogo ou não, e poucos sites tem um sistema que funcione tão bem quanto o Gamespecial, que analisa o Benchmark de milhares de processadores e compara com o seu.

Todos os dados no Gamespecial são tratados manualmente e qualquer usuário pode conferir com o publicador oficial que irá encontrar os mesmos resultados.

Existem ainda dados antigos que estamos lutando para consertar, mas breve o site terá integralmente todos os dados de requisitos mínimos em ordem.

Não “copiamos e colamos” os dados, buscamos os dados manualmente e fazemos uma análise comparativa de Benchmark, tentando deixar sempre disponíveis processadores e placas de vídeo para requisitos mínimos e recomendados tanto da Intel quanto da AMD para atingir assim a todos os usuários.

Qual a frequência com que vocês adicionam jogos e quais jogos estão disponíveis para ver os requisitos mínimos?

Adicionamos uma média de 20 jogos por dia, desses 20 jogos alguns já estão no banco de dados e fazemos o tratamento para atualizar a página e ter sempre informações precisas sobre todos os games.

Então pode ser que algum dia não apareça um jogo novo, mas se isso acontecer, é porque os antigos estão sendo consertados para melhorar o banco de dados.

Porque existem jogos que ainda nem foram lançados para Windows no banco de dados que já estão com requisitos mínimos?

Sempre que um jogo novo é lançado, e é muito conhecido pela comunidade, tentamos fazer uma previsão de quais serão os requisitos mínimos para ele, baseados nos requisitos mínimos de outros jogos com gráficos similares que já foram lançados.

Assim que o jogo é lançado de fato, atualizamos a página com os requisitos mínimos reais para aquele jogo. Dessa forma os usuários podem encontrar informações, vídeos e ter uma ideia de quais serão os requisitos previstos para o game.

Além disso, algumas dessas previsões acabam dando errado, como já aconteceu no passado, e alguns jogos que nunca saíram para Windows continuam no banco de dados, então o nosso trabalho diário é lidar com esses dados antigos e remover conteúdo irrelevante, adicionando sempre novo conteúdo.

Posso baixar jogos no Gamespecial? Quais jogos vocês disponibilizam para fazer Download?

O Gamespecial não disponibiliza jogos para Download, nem gratuitos, nem pagos. Não há nenhum link para download direto de jogos, muito menos de torrent.

Não temos interesse por pirataria, e, mesmo que o jogo seja gratuito, preferimos dar o crédito aos seus criadores originais.

Sendo assim, aqui no Gamespecial você encontrará LINKS para a PÁGINA OFICIAL de sites como a Steam, Epic Games, ou sites do desenvolvedor do game.

Acessando essas páginas, você pode baixar os jogos gratuitamente ou comprar os que forem pagos.

PS: O Gamespecial não lucra em nenhuma venda desses jogos, cada jogo que você adquirir na Steam ou na Epic Games não teremos participação alguma na venda dos jogos.

Posso colaborar com o Gamespecial? Como faço para entrar na equipe ou ajudar?

Você pode ajudar de diferentes maneiras e ficaremos muito gratos! Muitos jogos ainda estão sem vídeos do YouTube, sem requisitos mínimos e recomendados, ou com essas informações desatualizadas demais.

Se você acessou alguma de nossas páginas e notou esse problema, nos envie um e-mail com o link da página e a razão pela qual você enviou o e-mail. Dessa forma poderemos estudar direito o tópico e melhorar o nosso banco de dados ainda mais.

O que ainda falta no Gamespecial para chegar ainda mais longe?

Apesar dos nossos esforços em adicionar conteúdo diariamente, ainda há um caminho muito longo a percorrer.

São muitos anos de conteúdo a se buscar, pesquisar e adicionar ao site, sendo necessário muito tempo de trabalho e dedicação para conseguir tratar os dados de todos os jogos disponíveis no site, e tratar os dados também de jogos recém adicionados.

Adicionar todos os jogos do mundo é uma tarefa praticamente impossível, ainda mais se tratando do tamanho da equipe atual do Gamespecial (Duas pessoas).

No entanto, fazemos o máximo para deixar vocês atualizados, com conteúdo recém lançado, e com os melhores jogos.

Se você quiser colaborar, você pode entrar em contato conosco enviando uma mensagem na parte inferior na página.

Obrigado por sua visita e deixe seu comentário se este artigo lhe ajudou e tirou as suas dúvidas.

Veja também

Como saber se um jogo roda no meu PC – Tutorial completo

Osvaldo Guimarães

Deixe um comentário

avatar

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que você aceita sem problemas, porém você pode recusar se quiser. Aceitar Leia mais

Políticas de privacidade e Cookies