como saber se um jogo roda no meu pc

Como saber se um jogo roda no meu PC – Tutorial completo

Você está tendo dificuldades para rodar um jogo no seu pc e não sabe se o seu PC atende aos requisitos mínimos para rodar um jogo? Neste artigo separamos uma lista de sites que você pode utilizar para checar os requisitos mínimos e recomendados e finalmente responder aquela pergunta que não sai da sua cabeça: “como saber se um jogo roda no meu pc?”

1. Saiba Qual é a Configuração do seu PC

Você está querendo descobrir se o seu PC roda um jogo, mas não sabe qual é a configuração dele? O primeiro passo para responder a sua dúvida é com a ajuda de de softwares de detecção que irão lhe mostrar qual o seu Hardware, incluindo placa de vídeo, processador, memória ram e muito mais.

Se você já sabe qual a configuração do seu PC, então você pode pular para o nº 2 dessa lista, caso você não saiba, preparamos dois artigos especiais que vão lhe ajudar a como descobrir qual é o processador do seu pc e também como Descobrir qual é a placa de vídeo do seu pc. Ambos artigos seguem a mesma metodologia e podem lhe ajudar a detectar o hardware no seu PC.

Uma vez que você seguiu os exemplos acima e já anotou toda sua configuração, siga para a próxima etapa.

2. Utilizando a Steam ou o site Oficial do Jogo

A Steam é uma das maiores empresas publicadora de jogos do mundo, e muitos sites divulgam o seu jogo por lá. Caso você acesse o site da steam vai notar a imensa lista de jogos disponíveis. Portanto, se o seu jogo estiver por lá, vai ser muito simples encontrar os requisitos mínimos do jogo e descobrir se o seu pc roda o jogo que você quer jogar.

Para isso, vá até a parte inferior da página do jogo que você quer encontrar, como por exemplo, o Red Dead Redemption 2, depois de descer até o final você verá os requisitos mínimos e recomendados dispostos em uma lista.

Com a lista em mãos, compare com o seu processador atual utilizando sites de Benchmark, como por exemplo o Passmark e verifique se o Benchmark do seu processador e placa de vídeo são iguais ou superiores ao que a Steam informa.

Verifique também se a memória do seu PC é igual ou superior a do jogo, assim como as outras possíveis informações, como você pode ver na imagem abaixo:

como saber se meu pc roda um jogo

Uma vez que você verificou o Benchmark e viu que é tudo igual ou superior, parabéns! Você com certeza vai rodar o jogo sem problemas. Se for o caso, parabéns! Seu PC roda sem problemas o jogo.

Se por acaso você não encontrou o jogo na Steam, você pode fazer o mesmo processo digitando o nome do jogo no Google e acessando o seu site oficial. Geralmente os sites oficiais exibem os requisitos mínimos e recomendados para um jogo qualquer.

Se mesmo assim você não encontrou o que procurava, tente digitar no Google o “nome do jogo” + “requisitos” e procure dentre as primeiras páginas, certamente você encontrará algo!

3. Utilizando sites especializados

Se você não quer fazer tudo manualmente, e quer descobrir como rodar um jogo no seu pc de maneira mais rápida e simples, a melhor maneira é através de um site especializado no assunto. Se você quer responder finalmente a pergunta “Como saber se um jogo roda no meu pc“, veja a lista de sites especializados abaixo e utilize qualquer um da lista.

Veja se seu PC roda um jogo com o Gamespecial

O Gamespecial é um banco de dados especializado em tratar requisitos mínimos e recomendados de jogos, nele você encontrará milhares de jogos disponíveis e um sistema de detecção que irá informar se seu PC roda um jogo ou não e qual processador você precisa para rodar.

Lembre-se que rodar um jogo nos requisitos mínimos não significa que ele vai rodar no High, ou Ultra, significa que o jogo irá funcionar, mas muito provavelmente no Low ou Medium a depender da configuração do seu PC.

Para ver se o jogo roda no seu PC com o Gamespecial, siga os passos abaixo:

1. Acesse o site do Gamespecial;

2. Pesquise pelo nome do jogo no formulário de pesquisa ou nas categorias disponíveis;

como saber se um jogo roda no meu pc

3. Selecione o jogo que você está buscando;

como saber se o jogo roda no meu pc

4. Na página seguinte, digite o nome do seu processador;

meu pc roda?
Neste caso, o processador que utilizei como referência é o I3-8100 @3.60GHz

5. Caso o seu processador consiga rodar o jogo, a área ficará verde, como na imagem abaixo;

meu pc roda fortnite?
Neste caso o processador i3-8100 é capaz de rodar o Fortnite!

6. Caso contrário, uma tela vermelha aparecerá informando que você não pode rodar o jogo, como na imagem abaixo;

caso o jogo não rode
Neste caso, o AMD Atlhon II 170u não roda o o fortnite

O Gamespecial tem alguns pontos positivos e negativos. Nele você consegue encontrar os requisitos mínimos e recomendados de maneira rápida e simples, e não precisa baixar nenhum programa que pode deixar o seu computador lento ou trazer vírus.

Além disso, o sistema utiliza o Benchmark dos processadores e placas de vídeo, então é muito provável que você rode o jogo sem problemas.

A maior desvantagem é não poder saber se você vai rodar o jogo no low, médio, ou high. Recomendamos o Gamespecial pela sua simplicidade, mas veja outras alternativas abaixo.

Como saber se o jogo roda no seu PC com o System Requirements Lab

Outra alternativa para descobrir se seu PC roda um jogo ou não, é utilizando o System Requirements Lab, popularmente conhecido como “Can you run it?”. Nele você encontra os requisitos mínimos e recomendados de milhares de jogos, e pode testá-los em tempo real.

Além disso, o site indica se você pode rodar no low, medium, ou high de acordo com as suas configurações. Para utilizá-lo, veja o passo a passo abaixo.

1. Acesse o site do System Requirements Lab;

2. Digite o nome do jogo na área de pesquisa, como na imagem abaixo, ou selecione dentre as opções presentes na lista;

como saber se o jogo roda no pc

3. Uma vez que você digitou o nome do jogo, clique em “Can You Run It”;

4. Uma nova página será exibida com informações gerais sobre o jogo, os requisitos recomendados e os requisitos mínimos, nessa nova página clique em “Can You Run It” novamente;

como saber se o jogo roda no pc sem problemas técnicos

5. Você irá para a seguinte página onde irá baixar um programa com o nome “Detection”. Abra e deixe o programa rodar até a detecção concluir;

como rodar um jogo com o system requirements lab

6. Uma vez que o programa detectar o seu Hardware, ele irá automaticamente lhe dizer se você consegue rodar o jogo ou não, no meu caso, minha placa de vídeo não suporta Sekiro de acordo com o System Requirements Lab;

placa de vídeo não roda sekiro

7. Na página de resultado, após a detecção, você poderá ver quais são os requisitos mínimos e recomendados e se você pode rodar ou não o jogo no seu PC.

A maior desvantagem deste site é que você precisa baixar um programa para instalar no seu computador, portanto, você não pode checar por exemplo pelo celular. Mas o site no geral é muito completo, e muito interessante caso você esteja disposto a baixar um programa no seu pc.

Veja se o seu PC roda seu jogo com o Game-Debate

O Game-Debate, apesar de não ser um site muito conhecido aqui no Brasil, é um site muito utilizado no exterior e várias pessoas utilizam ele para encontrar informações sobre requisitos mínimos e recomendados de jogos, isso porque o site conta com um banco de dados extenso e com muitas informações sobre games incluindo lançamentos e jogos antigos.

Se nenhuma das opções acima ajudou você a responder a pergunta “Como saber se um jogo roda no meu PC?” o Game-debate pode ser a resposta certa. Veja abaixo como fazer para utilizar o site.

1. Acesse o site do Game-debate na área Games;

2. Digite o nome do jogo que você quer encontrar na área “Search…” e clique em “Search”;

meu pc roda?

3. O jogo irá aparecer logo na parte inferior do site, desça até ele e clique na opção “System Requirement Tool” ou no nome do jogo;

esse jogo roda no meu pc?

4. Caso você clique no nome, você será redirecionado para uma página com os requisitos mínimos e recomendados para rodar o jogo, neste caso Sekiro, e verá outras informações como data de lançamento, nível de otimização, comentários de outros gamers e etc… Veja a imagem abaixo para referência;

como saber se o pc roda sekiro?

5. Caso você clique na opção “System Requirements Tool” você será direcionado para outra parte do site onde dirá qual o seu processador e qual a sua placa de vídeo;

sekiro processador e placa de vídeo

6. Uma vez que você clicar em “Next” você receberá um report informando se você consegue ou não rodar o game;

sekiro no game-debate

7. Pronto, agora você já sabe se seu pc roda ou não este jogo com ajuda do Game-Debate.

Neste caso, avaliamos “Sekiro” e com o game-debate vimos que ele consegue rodar no meu PC sem problemas técnicos e no médio ou High.

Os resultados, no entanto, foram diferentes do System Requirements Lab.

Conclusão

Agora você já sabe como rodar um jogo no seu PC e apresentamos 4 ou 5 estratégias diferentes para ajudar você. Recomendamos todas as maneiras, e se você quiser testar e experimentar todas elas, não há problemas, veja com a qual você se identifica melhor.

O Gamespecial se destaca entre as opções da lista por ser um site simples, fácil de utilizar, rápido e que conta com milhares de jogos. Além disso, ele está 100% em Português e tem conteúdo atualizado todas as semanas.

Não deixe de testar os outros sites e descubra se o seu PC roda ou não o jogo que você gostaria, e deixe nos comentários se este artigo foi útil pra você, e qual site você acha que lhe ajudou mais no processo.

Deixe também dicas de como podemos melhorar a nossa plataforma pra atender cada vez mais gamers do mundo inteiro.

Veja também

Gamespecial – O que é e qual o objetivo do site?

Osvaldo Guimarães

Deixe um comentário

avatar

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que você aceita sem problemas, porém você pode recusar se quiser. Aceitar Leia mais

Políticas de privacidade e Cookies