Como saber se o processador queimou – Dicas de Manutenção

Algumas vezes os computadores apresentam problemas que não são tão fáceis de se identificar. Você provavelmente começa a se questionar o que pode estar acontecendo: será que o HD parou? Ou será a memória RAM? Como saber se o processador queimou? Para você não ficar em dúvida, hoje daremos algumas dicas que te auxiliarão na manutenção de seu computador, assim como saber a temperatura ideal do processador e como diminuir a temperatura do processador, por exemplo.

Qual temperatura ideal do processador? Como saber se o processador queimou? Como diminuir a temperatura do processador?
Como saber a temperatura ideal do processador?

Veja também: Descubra qual é a sua placa de vídeo

Identificando o problema – Como saber se o processador está queimado?

Problema de hardware, ou seja, em relação às peças físicas de seu computador, geralmente afetam diretamente o funcionamento do PC. Os sintomas mais comuns são:

Quando o PC liga:

  • Mas não aparece imagem;
  • Mas fica emitindo alguns bips e não inicia;
  • E para em uma tela com várias coisas escritas;
  • Mas fica reiniciando;
  • E desliga na sequência.

Quando o PC NÃO liga:

  • Nenhum sinal aparece e tudo continua parado;
  • A ventoinha da FONTE liga, mas o resto não.

Como saber se o processador queimou, quando o PC está ligando?

Quando se aperta o botão de ligar, as luzes se ascendem e as ventoinhas começam a girar, o processo se torna um pouco mais fácil, pois provavelmente a fonte do PC esteja funcionando normalmente, já que consegue iniciar os componentes. A partir daí, precisa-se verificar os sintomas:

Não aparece imagem

Quando o PC liga, mas não aparece nada na tela, o problema pode ser desde um simples cabo mal encaixado, como até mesmo um problema na saída ou placa de vídeo. Assim como o monitor pode estar desligado ou danificado.

Nesse cenário, algo possível também é algum problema relacionado à PLACA-MÃE, que pode estar danificada e por isso não manda nenhum sinal de vídeo para o monitor. O que pode ser um problema também quando o sintoma for o computador não ligando e apenas a ventoinha da fonte rodando.

BIPs por todos os lados! – Como saber se o processador queimou

Sem contar o bip padrão que a grande maioria das placas-mãe emitem, quando ele é recorrente é um forte indicativo e um problema mais grave. Como existem diversos fabricantes do componente e de BIOS (Basic Input Output System, o sistema primário do computador que faz todo o resto ser iniciado), os códigos dos BIPs podem váriar bastante.

Desse modo, o mais correto a se fazer é levar o seu computador até uma assistência técnica de confiança. Já que os problemas podem ser desde uma simples placa ou memória mal encaixada e necessitam testes para saber se o processador está queimado.

Este é o componente que emite os bips.

Várias coisas escritas na tela

Quando isso ocorre, basicamente o que acontece é que o sistema propriamente dito não pode ser iniciado, ou seja, o computador até está ligando, mas alguma coisa está impedindo que continue o processo.

Esse sintoma também pode ser causado por alguns motivos, e o que aparece escrito na tela é muito importante para que o real problema possa ser identificado, pois na grande maioria das vezes, é alguma mensagem informativa, indicando o que pode estar acontecendo.

Quando a inicialização fica parada, problemas como danos nos cabos ou no próprio HD (que é onde o sistema fica instalado), memória ou até mesmo o sistema corrompido podem ser os responsáveis pela falha.

Desligando ou reiniciando – Como saber se o processador queimou

Quando esse for o sintoma, o problema pode ser muito simples ou muito grave. Todo computador possui um sistema de proteção que automaticamente desliga ou reinicia a máquina. Quando uma certa TEMPERATURA é atingida, esse sistema de segurança age para proteger os componentes de um provável superaquecimento.

Levando isso em consideração a solução fácil é identificar resolver o problema do calor, encontrando qual componente está esquentado, que geralmente pode ser o PROCESSADOR ou a PLACA DE VÍDEO.

Então geralmente se realiza a troca de pasta térmica e higienização do componente, mas caso você não saiba o que está fazendo, leve o seu PC um especialista, combinado?

O lado difícil, é quando o problema vem sendo recorrente e o sistema de proteção não é suficiente. Nesse caso, o calor excessivo pode chegar a danificar e até a queimar o componente. Assim, há necessidade de se testar uma outra peça no lugar para saber se o processador está queimado, por exemplo.

NADA FUNCIONA! – Como saber se o processador está queimado?

Quando nenhum sinal é emitido ao apertar o botão de ligar o computador, você deve pensar: agora queimou tudo! como saber se o processador queimou? como saber se meus dados ainda estão inteiros?

Mas não se desespere, uma das mais comuns causas desse sintoma, é apenas a FONTE DE ENERGIA ter queimado ou parado de funcionar. Como ela é responsável por energia todos os outros componentes, quando ela apresenta algum problema, dificilmente os resto do computador será iniciado, necessitando a troca ou reparo da fonte para que tudo seja normalizado.

Contudo, em casos de descargas elétricas, por exemplo, pode ser que alguma outra parte infelizmente seja afetada, cabendo então a troca da fonte primeiramente, e depois uma nova avaliação dos sintomas.

Na dúvida, a melhor opção é um ESPECIALISTA!

Os componentes físicos do seu computador requerem certo cuidado no manuseio e realizar qualquer encaixe de maneira forçada, por exemplo, pode piorar ainda mais a situação. Por isso, para saber se o processador está queimado ou qualquer problema mais grave, se você não possuir tanto conhecimento, nesse caso, a melhor recomendação ainda é levar o PC à uma assistência técnica autorizada e de sua confiança.

Veja também: Como saber se um jogo roda no seu PC

O problema da TEMPERATURA

Depois de saber se o processador queimou, a questão da temperatura ideal do processador e como diminuir a temperatura do processador e da placa de vídeo, por exemplo, são muito recorrentes. Por serem componentes muito utilizados, geralmente tendem a esquentar bastante.

Como saber a temperatura ideal do processador

Cada modelo de processador possui um VALOR MÁXIMO DE TEMPERATURA, e para poder saber se a temperatura atual está abaixo do limite, você deve consultar diretamente as especificações de seu processador no site do fabricante.

Para identificar o modelo exato do seu componente, a Gamespecial também criou um guia com vários métodos sobre como saber o processador do seu PC. Acesse agora mesmo, identifique seu modelo e veja qual a temperatura máxima de operação no site do fabricante.

Especificação de temperatura máxima | Intel
Especificação de temperatura máxima | AMD

Como saber a temperatura atual | Como saber se o processador queimou

O jeito mais rápido e prático é utilizando alguns programas que podem ser baixados e instalados gratuitamente como o Speccy e HWMonitor, que apresentam interfaces simples e que mostram diretamente valores da temperatura para o processador e seu núcleos, além dos outros componentes do PC.

Verificando a temperatura do CPU no Speccy.
Qual a temperatura ideal do processador? Como saber se o processador queimou? Como diminuir a temperatura do processador
Verificando a temperatura do CPU no HWMonitor.

Como diminuir a temperatura do processador

Uma vez identificado um problema de temperatura, o ideal é saber como diminuir a temperatura do processador. Para isso, existem alguns métodos e que são bastante eficazes para resolver a situação.

Limpeza

Por incrível que pareça, umas das maiores causas dos problemas de temperatura, é a poeira e sujeira acumulada nos componentes. Como os dissipadores ficam cheios de resíduos, a troca de calor necessária não acontece, e assim acontece o superaquecimento.

Para resolver, basta realizar a limpeza periódica do interior da máquina, que pode facilmente ser realizada com o auxílio de pincéis ou utilizando um compressor de ar. ATENÇÃO: Nunca utilize um soprador térmico para esse serviço, pois o calor pode danificar as peças.

Vale lembrar também que todo e qualquer processo de limpeza, deve ser realizada com o computador DESLIGADO, para evitar o risco de choques e curtos circuítos.

Troca da Pasta Térmica

Outro problema bastante comum, é o ressecamento e perda de efetividade da pasta térmica que fica entre o processador e seu dissipador. Com o passar do tempo, essa pasta endurece e não ajuda mais no processo de resfriamento, atrapalhando a troca de calor entre os componentes e superaquecendo o sistema.

O ideal para diminuir a temperatura do processador, é realizar a troca desse produto, que deve ser realizada por um profissional da área e utilizando a substância correta.

NUNCA UTILIZE PASTA DE DENTE no lugar da pasta térmica, os danos ao processador poderão ser irreversíveis.

Como saber se o processador queimou? Qual a temperatura ideal do processador? Como diminuir a temperatura do processador?
Exemplo de aplicação de pasta térmica

Cooler do processador

O kit de ventoinha e dissipador de calor que acompanha a maioria dos processadores, ao longo do tempo pode apresentar algum tipo de desgaste e mau funcionamento. Então, o conjunto deverá ser trocado por um novo.

Uma outra opção para melhorar o desempenho do sistema de arrefecimento, é utilizar o famoso Water Cooler, que utiliza um sistema de resfriamento como uma espécie de radiador, utilizando um líquido para realizar a troca de calor e aumentar a efetividade do kit.

Water Cooler

Conclusão

Finalizando, estas foram nossas dicas de como saber se o processador queimou e esperamos que ajude você que está enfrentando algum problema com o seu computador.

Você conseguiu saber se o seu processador está queimado? Deixe seu comentário e fique sempre ligado no Blog do Gamespecial para mais notícias e tutoriais!

Veja também

Como saber o processador do seu PC – Guia Completo

Bruno Zampolo

Descubra qual é a sua placa de vídeo

Bruno Zampolo

Deixe um comentário

avatar

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que você aceita sem problemas, porém você pode recusar se quiser. Aceitar Leia mais

Políticas de privacidade e Cookies