Como saber o processador do PC

Como saber o processador do seu PC – Guia Completo

Um dos principais componentes do seu computador é o processador, que tem por objetivo realizar e gerenciar todas as instruções e operações de qualquer ação realizada na máquina. Por existirem inúmeros tipos e modelos, é muito importante identificar qual está presente em sua configuração, e para você descobrir como saber o processador do PC, no artigo de hoje listamos algumas maneiras bem fáceis e práticas de ver o processador do seu PC com a ajuda de softwares ou diretamente no Windows, macOS e Linux.

Como saber o processador do PC no Windows

Se você possui o sistema operacional Windows, mostraremos a seguir 3 métodos para abrir as Propriedades do Sistema e identificar o processador, sem a necessidade de realizar o download de nenhum programa.

Todas as alternativas abaixo, exibem a janela a seguir e nela você conseguirá observar o modelo exato de seu processador, além da quantidade de memória RAM instalada e o tipo de sistema (32 ou 64 bits).

Como saber o processador do PC - Windows 10
Propriedades do Sistema – Windows 10

Atalho de teclado

A maneiras mais rápida é um comando de teclado, pressionando simultaneamente a tecla que possui o logo do Windows e a tecla Pause Break.

Atalho Win + Pause Break
Atalho Win + Pause Break

Área de trabalho

Outra opção de como saber o processador do PC é acessando as propriedades através da área de trabalho. Localize o ícone Este Computador, clique com o botão direto do mouse e selecione o menu Propriedades.

Clique direito do mouse em Este Computador
Clique direito do mouse em Este Computador

Painel de Controle

  1. Para abrir o Painel de Controle, basta clicar no Menu Iniciar (que fica no canto inferior esquerdo) e digitar “painel de controle” na busca.
    Pesquisando 'painel de controle' no Menu Iniciar
    Pesquisando “painel de controle” no Menu Iniciar
  2. Nas categorias, você deve escolher a opção Sistema e Segurança.
    Categorias do Painel de Controle
    Categorias do Painel de Controle
  3. E na sequência, a opção Sistema.
    Opções de Sistema e Segurança
    Opções de Sistema e Segurança

Agora que você já descobriu como ver o processador do seu PC no Windows, veja abaixo como realizar o mesmo procedimento no Linux.

Veja também: O que é o Gamespecial?

Como saber o processador do PC no Linux

Utilizando os sistemas Linux, também há como ver o processador do PC, para isso, basta abrir o terminal e digitar o comando: “lscpu” (sem aspas).

Execução do comando 'lscpu'
Execução do comando lscpu

O retorno exibirá marcado no campo “Model name” (Nome do modelo), o modelo exato de seu processador.

como saber o processador do pc - Propriedades do processador - Linux
Propriedades do processador – Linux

Como saber o processador do seu PC no macOS

Para quem utiliza o sistema da Apple, também existe uma maneira muito rápida para ver o processador do PC. Primeiramente, basta clicar no símbolo da maça, que fica na barra superior da tela, e acessar o menu “Sobre este Mac“.

Sobre Este Mac, opção de menu no macOS
“Sobre Este Mac”, opção de menu no macOS

Então, uma outra janela se abrirá e nela estarão indicadas algumas informações sobre o sistema, além do modelo do processador.

Como ver o processador no macOS
Como saber o processador no macOS

Como ver o processador do PC – Utilizando programas

Outra opção de como saber o processador do PC, é utilizando alguns programas que registram todas as especificações e modelos dos componentes que integram o PC, listamos dois muito utilizados e que apresentam um ótimo resultado.

CPU-Z

O CPU-Z é um programa bem leve e muito pequeno, mas que consegue exibir todas informações sobre o seu processador, placa mãe, placa de vídeo e memória RAM, por exemplo. Exigindo agora uma rápida instalação, o programa é gratuito e pode ser encontrado diretamente no site dos desenvolvedores.

Baixe o CPU-Z no site oficial clicando aqui.

Como ver o processador do PC usando CPU-Z
Como ver o processador do PC usando CPU-Z

Speccy

Pertencente ao grupo CCleaner, o Speccy é um software muito completo, que exibe informações de todos os componentes do seu computador, com a funcionalidade de exibir também a temperatura atual de algumas peças.

Baixe o Speccy no site oficial clicando aqui.

Como ver o processador do PC utilizando o Speccy
Como saber o processador do PC utilizando Speccy

Com uma tela muito direta, o programa separa as informações em categorias facilmente identificáveis, exibindo os modelos das peças, com as temperaturas logo na sequência, quando disponível. Você pode baixar a versão gratuita diretamente pelo site do Speccy,.

Conclusão

Além das formas citadas, ainda há outras possibilidades para saber o processador do PC, como por exemplo acessar diretamente na tela de carregamento do sistema, conhecida por BIOS, contudo, o processo é bem mais trabalhoso que as maneiras apresentadas.

Para encontrar mais informações sobre o seu processador, após identificar o modelo do componente, basta pesquisa-lo diretamente no site de seu fabricante, obtendo as demais especificações técnicas e detalhes avançados sobre o componente.

Veja também

Descubra qual é a sua placa de vídeo

Bruno Zampolo

Como saber se o processador queimou – Dicas de Manutenção

Bruno Zampolo

Deixe um comentário

avatar

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que você aceita sem problemas, porém você pode recusar se quiser. Aceitar Leia mais

Políticas de privacidade e Cookies