Descubra qual é a sua placa de vídeo

Para todo gamer, um dos componentes mais importantes do computador é sem dúvidas, a placa de vídeo. Como existem diversos modelos e variações, no tutorial de hoje ensinaremos algumas maneiras de como saber a placa de video do PC, com e sem a utilização de programas utilitários. Por isso, acompanhe abaixo no post e identifique seu sistema operacional, para encontrar como ver a sua placa de vídeo.

Veja abaixo como detectar a sua placa de vídeo no Windows, Linux e Mac.

Nvidia e AMD, as grandes empresas por trás das placas de vídeo.




Como saber minha placa de vídeo no Windows

Para quem usa o sistema Windows, a maneira mais simples para saber a placa de vídeo do PC, é através da Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. O DirectX é um conjunto de “programas” que se responsabilizam pela comunicação entre software e hardware, ou seja, pela seu sistema operacional e sua placa de vídeo, no caso. Esse utilitário, antigamente era instalado juntamente com os drivers de sua GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico), mas atualmente a ferramenta já faz parte nativamente dos sistemas da Microsoft.

Encontrando o modelo da placa de vídeo pelo “dxdiag”

  1. Nos sistemas mais novos, basta acessar o menu iniciar e digitar diretamente no campo de pesquisa o termo “dxdiag“, sem a necessidade das aspas.
    Como saber minha placa de video - Utilizando dxdiag
    Pesquisando dxdiag no Windows 10.
  2. A primeira vez que a ferramente for utilizada, provavelmente a mensagem abaixo será exibida. Ela questiona se você gostaria de verificar se os drivers instalados estão assinados pela Microsoft. Essa verificação é apenas informativa, sendo que nada será alterado em caso negativo. Para verificar a assinatura, continuar e abrir as propriedades, basta clicar em “SIM”.
    Como saber minha placa de vídeo - Drivers assinados
    Mensagem sobre a assinatura dos drivers instalados.
  3. A aba principal da ferramenta de diagnóstico exibe as configurações do sistema, para ver a placa de vídeo, clique diretamente na segunda, em “Exibição 1“, ou no botão “Próxima página”. Nessa aba também é possível verificar a versão do DirectX instalada, geralmente utilizada como requisito para execução de alguns jogos.
    Propriedades do Sistema na Ferramenta de Diagnóstico do DirectX
    Propriedades do Sistema na Ferramenta de Diagnóstico do DirectX
  4. Finalmente, esse é um dos métodos para saber sua placa de vídeo, além de especificações da placa e dos drivers.
    Verificando a placa de vídeo com o DirectX.
    Verificando a placa de vídeo com o DirectX.

Veja também: Como saber o processador do PC – Guia Completo

Windows 7 e versões anteriores

Nos sistemas mais antigos da Microsoft, para saber sua placa de vídeo não é possível abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX diretamente pela pesquisa do menu iniciar, portanto, primeiramente abra o menu e depois clique em “Executar” e então insira “dxdiag“. A ferramenta executar também pode ser acionada pelo atalho Win + R.

Utilizando a ferramenta Executar para abrir Diagnóstico do DIrectX.




Como saber minha placa de vídeo no Linux

Para saber sua placa de vídeo nos sistemas Linux, uma das maneiras é utilizando o comando “lspci | grep VGA” e “lspci | grep 3D” diretamente no terminal, sem as aspas. O comando “lspci” relaciona todos os dispositivos PCI conectados no PC, já os tremos “VGA” e “3D” filtram os resultados para os componentes gráficos. Geralmente a resposta vem diretamente com o “VGA”, mas alguns drivers acabam definindo a especificação da placa de vídeo como um controlador 3D, como no exemplo abaixo.

Checando as configurações de vídeo no Linux | Reprodução: Linux Dicas e Suporte




Como saber minha placa de vídeo no Mac

Para os usuários do macOS, basta acessar as configurações do sistema. Para isso, acesse o menu clicando no símbolo da maça, que fica na barra superior da tela, e então selecione “Sobre este Mac“.

Sobre Este Mac, opção de menu no macOS

Na sequência, para saber sua placa de vídeo, basta verificar o modelo descrito no campo gráficos.

Como saber minha placa de vídeo no macOS.

Identificando as configurações utilizando programas

Uma outra opção para saber sua placa de vídeo é por meio de programas específicos. O Speccy, por exemplo, que pertence ao grupo CCleaner, é uma ótima escolha por exibir de forma fácil as informações, além de mostrar também a temperatura atual do componente. No campo destinado aos gráficos, também são exibidos os monitores utilizados.

Como saber minha placa de vídeo - Speccy
Especificações da placa de vídeo no Speccy.

Baixe o Speccy no site oficial clicando aqui.

Veja também

Como saber o processador do seu PC – Guia Completo

Bruno Zampolo

Como saber se o processador queimou – Dicas de Manutenção

Bruno Zampolo

Deixe um comentário

avatar

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que você aceita sem problemas, porém você pode recusar se quiser. Aceitar Leia mais

Políticas de privacidade e Cookies